Pesquisar

sábado, 2 de julho de 2016

SCAB HAIR E RESSECAMENTO LOCALIZADO: "Eu tenho isso?"

Ooooi meninas!
Tudo bem com vocês?

Hoje nós vamos falar sobre scab hair e ressecamento localizado, que é um assunto que muita gente tem dúvidas se tem, se existe scab hair, então vamos falar um pouquinho sobre isso. Eu não sou nenhuma expert no assunto rs mas vou falar um pouco o que eu entendo sobre isso, ai qualquer dúvida que vocês tiverem deixem nos comentários que eu tento responder ;)

Me diz aqui, seus cabelos estão com algumas partes ressecadas, diferentes, rebeldes ou que não definem?
Então confere esse post que vamos descobrir e tentar amenizar o seu problema!

O que é RESSECAMENTO LOCALIZADO?

Como o próprio nome diz, é o ressecamento que ocorre em regiões da nossa cabeça. Isso ocorre devido a alguns fatores que prejudicam a integridade do fio, o couro cabeludo, ou os dois. Como por exemplo:
Manuseio incorreto dos cabelos, atrito entre o cabelo e determinadas superfícies/ materiais, certos penteados também podem prejudicar, uso de elásticos e itens para prender o cabelo, descuido ao desembaraçar os fios, uso constante de chapinhas, escovas, babyliss, e até mesmo o difusor, principalmente se usados em temperaturas elevadas, procedimentos químicos, uso prolongado de mega hair, bonés, chapéu, e turbantes muito apertados.
Fatores ambientais também podem prejudicar, por exemplo: raios solares, poluição, variações climáticas (por isso é comum o cabelo ressecar ao viajarmos para lugares diferentes). Stress, variações hormonais, depressão, má alimentação, e até ansiedade também pode contribuir.
Ou pode ser que seu cacho seja naturalmente ressecado em algumas partes, por isso as vezes é difícil definir o seu tipo de cabelo.

As áreas mais comuns onde isso pode ocorrer é a nuca (meu caso), topo da cabeça e ao redor da testa, mas isso é bem particular.

E o SCAB HAIR?

A tradução desse termo é "cabelo em cicatrização". Esse cabelo em cicatrização é aquele cabelo novo, que acabou de nascer, mas está danificado, devido o uso incorreto de produtos que mexem com a estrutura do nosso fio. Mesmo que na embalagem do relaxamento, por exemplo, esteja a indicação pra deixar o espaço de 1 dedo da raiz para começar a aplicação, a gente não respeitava rs porque quem não quer a raiz bem bonita e baixinha? Pois é, o scab hair é o resultado disso.

Mas isso gera uma polêmica, o scab hair não é um termo cientificamente comprovado, mas algumas cacheadas em transição afirmam sofrer com esse problema, já algumas pessoas afirmam que isso não existe, porque isso de o cabelo nascer com a estrutura danificada, pode ocorrer também quando usamos penteados muito  apertados, por exemplo... Tudo que pode danificar/ machucar o folículo capilar, que é de onde nosso novo cabelo vai sair, pode dar o efeito de scab hair.

Mas enfim, o que a gente quer mesmo é acabar com isso rs

O melhor jeito é começar a tratar o cabelo com carinho, para que o fio que vai nascer seja saudável. Podemos fazer massagens com óleo vegetais, nunca deixar de usar protetor térmico ao usar ferramentas de calor, aderir as técnicas de low poo e no poo é uma boa também, enluvar bastante as áreas ressecadas, usar algum óleo nas finalizações, usar pente de madeira, não esfregar o cabelo na hora de lavar, etc.
Para melhorar a aparência dos meus fios ressecados eu gosto bastante de fazer fitagem, vocês podem investir em texturizações também.

Pra quem não viu ainda, nesse vídeo falo sobre uma hidratação que está me ajudando a amenizar meu problema.



E ai? Tem ressecamento localizado?
Qualquer dúvida deixa nos comentários!
Beijoos!!

3 comentários:

  1. Olá, meu cablo é bastante ressecado, rebelde e grosso na parte de baixo do cabelo(nuca). Já tentei várias coisas e nada dar certo, todas as hidratações ou nutrições que faço dar super certo na parte de cima, mas na parte ressecada não surte efeito (pelo menos eu não vejo). Não sei mais o que fazer, podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Olha é complicado realmente, mas quanto mais hidratação e nutrição "menos ruim" fica rs o que me ajuda muito é a hidratação com Maizena, faço e penteio bastante esta parte com pente mais fino, ameniza um pouco mas com o tempo volta, então sempre que posso faço isso... e para não ficar muito aparente e embolado costumo fazer dedoliss nessa parte sempre que finalizo.
      Espero que isso te ajude
      beijos :*

      Excluir
  2. Eu tenho o cabelo naturalmente liso e tenho scab no topo da cabeça.
    Por muito tempo usei tintas e retocava com menos de um mês, agora estou deixando ele crescer sem tintura. É difícil kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Seguidores